Pesquisar neste blogue

A1 - PRESENTE DO INDICATIVO: VERBOS IRREGULARES


Boa tarde, amigos!

Nesta semana gostávamos de lembrar alguns dos verbos do Presente do Indicativo que mais problemas costumam dar aos nossos estudantes hispanofalantes, nós próprios também fizemos estes erros imensas vezes. 


Com esta atividade tencionamos diminuir os erros por interferência com o espanhol.

Atividade: Complete as frases com o Presente do Indicativo dos verbos entre parêntesis. Caso tenha alguma dúvida clique em "pista" e aparecerá a primeira letra da palavra correspondente. Depois de ter preenchido todas as lacunas, clique em "verificar" e corrija automaticamente o exercício.


Bom trabalho!



1.+ O que é que tu (preferir) ? Água ou vinho?
- Eu (preferir) água.
2. Aos fins de semana (dormir) sempre mais. A minha namorada também (dormir) até ao meio-dia.
3. Não (conseguir) fazer uma sesta durante a tarde, não sei como os espanhóis (conseguir) .
4. + (tu/ sentir-se) bem?
- (eu/ sentir-se) doente.
5. (eu/ poder) fechar a janela? (estar) muito barulho lá fora.
6. + Quanto (tu /medir) ?
- (eu/ medir) 1,76!
7. A Maria apenas (vestir) esse vestido vermelho quando (ir) jantar com o Valdo. Acho que (ela / gostar) dele!
8. Cada vez que me (perder) pelos becos de Alfama (descubrir) algum lugar mágico.
9. (tu/ conhecer) alguma cafetaria fixe perto da Praça do Comércio?
- Conheço (eu / conhecer) !
10. (eu/pedir) desculpa pelo atraso. Normalmente ninguém (ser) pontual!

Atividades relacionadas: 
Palavras cruzadas: o Presente do Indicativo
Humanos: "Quero é viver"
A Rotina Diária.